Biodanza - O QUE É
Biodanza - O QUE É
O que é BIODANZA
A Biodanza ou Biodança, como é conhecida no Brasil, foi criada em 1965 pelo professor, psicólogo, poeta e antropólogo chileno Rolando Toro Araneda. Fundamentada na biologia e ciências humanas, utiliza a música, o canto, o movimento e situações de encontro em grupo para gerar vivências integradoras capazes de facilitar a expressão da identidade, elevar a autoestima, resgatar a autonomia, a coragem e as motivações para viver com alegria, harmonia e felicidade.
Seu diferencial está em fazer o processo de integração e desenvolvimento humano a partir da promoção de vivências integradoras, geradas a partir da estimulação do Sistema Integrador Adaptativo Límbico-hipotalâmico. O Sistema Límbico-hipotalâmico é também conhecido como o "cérebro afetivo" e produz vários neurotransmissores e promove a produção de determinados hormônios a partir de estímulos emocionais, importantes para a Biodanza na geração de novas respostas frente à vida.
A dança para a Biodanza traz em sua essência o significado resgatado pelo filósofo e dançarino francês Roger Garaudy, onde o movimento possui um sentido intrínseco, um significado, que nasce do vínculo consigo, com o outro ou com a natureza.
Utiliza músicas orgânicas, selecionadas a partir de uma semântica musical que correspondam ao movimento/dança propostos e que sejam capazes de gerar emoções e sentimentos organizadores, harmonizadores e integradores.
Suas vivências são progressivas, respeitando os limites de cada participante e o contexto do grupo. Possibilitam intensificar a consciência de nós mesmos e também nos levar a estados de regressão e transe, que além de deflagrarem sensações corporais e emocionais, também produzem mudanças em diversos aspectos: neurológicos, endócrinos, imunológicos, gerando harmonia e homeostase orgânica, equilíbrio no sistema neurovegetativo, eliminação do stress, ampliação da percepção, mudanças existenciais e novas respostas frente ao mundo.
O grupo de Biodanza acolhe, cuida amorosamente e estimula uns aos outros, criando um espaço afetivo e solidário, permitindo que cada participante movimente-se livremente, respeitando seus próprios limites.
A Biodanza, segundo seu criador “ é um sistema de aceleração de processos integrativos a nível celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial mediante ambiente enriquecido com músicas específicas, movimentos integrados e carícias que deflagram vivências”.
Tem como paradigma o Princípio Biocêntrico. Este fundamento filosófico se expressa num estilo de sentir, pensar e agir, que toma como referência central os sistemas viventes e sua evolução, nos remetendo para a sacralidade da vida, criando condições para sua nutrição, conservação e expansão.
A Biodanza se aplica a diversas áreas: educação, clínica, reabilitação, empresas, comunidades, etc.
Alguns benefícios que podemos encontrar:
- Integração motora: ritmo, coordenação, flexibilidade, fluidez, eutonia, elasticidade, unidade e harmonia dos movimentos.
- Auto-regulação sistêmica, equilíbrio neurovegetativo, eliminação de sintomas psicossomáticos.
- Aumento da resistência imunológica.
- Aumento da energia vital e disposição para a ação.
- Aumento da alegria e coragem de viver;
- Ampliação da percepção de ser parte da totalidade.
- Integração entre pensamento, sentimento, emoção e ação.
- Diminuição dos preconceitos e repressão.
- Celebração sincera, participação efetiva e afetiva nas comemorações: casamentos, aniversários, nascimentos.
- Coragem para expressar emoções: alegria, tristeza, raiva, medo, ternura, etc.
- Coragem para ser criativo e feliz; para eliminar os relacionamentos tóxicos.
- Coragem para criar e estimular relacionamentos nutritivos.
- Coragem para ser solidário; despertar da consciência social e política.
- Consciência e ação ecológica: defesa do ambiente e espécies ameaçadas. SAIBA MAIS ACESSANDO AQUI